

Missão
Proporcionar um encontro de visões e construção de Boas Práticas para o melhor desenvolvimento dos cuidados das pessoas que vivem com diabetes em Portugal.
Objetivos
Nesta iniciativa, são três os pilares fundamentais para a construção de uma resposta sustentada:
- Identificar e enquadrar recursos e instrumentos de política e de governação que permitam reforçar a capacidade do Sistema de Saúde – REFORÇO DA GOVERNAÇÃO NA DIABETES;
- Identificar boas práticas, criando uma plataforma para a sua caraterização, disseminação e valorização – BOAS PRÁTICAS NA DIABETES;
- Envolver agentes e contribuidores para a criação de um consenso e uma visão de futuro, que inclua inovação e o desenvolvimento dos cuidados às pessoas que vivem com diabetes – POLICY BRIEF.
Quem somos?
António Vaz Carneiro
Investigador Principal, MD, PHD. FACP, FESC
António Vaz Carneiro é o Presidente do Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE) das Faculdades de Medicina e Farmácia da Universidade de Lisboa e Diretor da Cochrane Portugal.
É médico Especialista em Medicina Interna, Nefrologia e Farmacologia Clínica com experiência profissional em Portugal e nos EUA, sendo também Professor Catedrático (Jubilado) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).
É um Investigador Clínico com especial interesse nas áreas da investigação secundária (revisões sistemáticas e meta-análises), assim como das metodologias da translação do conhecimento para a prática, sobreutilização de recursos em saúde, aplicações de Inteligência Artificial em Medicina, investigação em Medicina de Precisão e Educação Médica.

Paulo Nicola
Investigador, MD, MSc
Paulo Jorge Nicola é epidemiologista e atualmente coordena projetos e grupos de investigação na Unidade de Epidemiologia do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da FMUL.
É médico, com interesse e experiência em diferentes estudos clínicos e epidemiológicos. Os seus interesses de investigação incluem as áreas da estatística, informática em saúde, serviços de saúde e políticas de saúde. Obteve experiência em Investigação Clínica e Epidemiologia na Mayo Clinic nos EUA. A nível nacional, colaborou na avaliação do Sistema de Saúde Português e do Plano Nacional de Saúde de Portugal com a Organização Mundial de Saúde-Europa, na coordenação do Plano Nacional de Saúde de 2009-11 e foi assessor do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde de 2011-2015.
Atualmente assume diferentes responsabilidades académicas (criação e organização de cursos e programas de formação pós-graduada na área da epidemiologia e métodos de investigação clínica, ensino, e orientação de alunos de licenciatura e de pós-graduação.

Elisa Marques
Investigadora, PhD
Elisa Marques é investigadora da Unidade de Epidemiologia do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, FMUL e no ISBE. É também Professora Associada da Universidade da Maia (ISMAI) e possui um Mestrado (2008) e um Doutoramento (2011) em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).
Obteve experiência em investigação epidemiológica enquanto Research Fellow (2014-2017) no National Institute on Aging (NIA), Laboratory of Epidemiology & Population Science, NIH (EUA).
É Investigadora Associada do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD). Os seus interesses de investigação são em Epidemiologia e em estudos randomizados controlados (sobretudo sobre o efeito do exercício).

Filipa Barata
Gestora do Projeto, MSc
Filipa Barata é Gestora Administrativa e de Projetos do Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE) desde Março de 2021. Possui uma Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas (2018) pela Católica Lisbon – Business and Economics e Mestrado em Marketing (2020) pelo ISCTE-IUL- Business School. As suas principais áreas de interesse são Brand Love e Brand Dilution tendo sido os temas investigados na tese de Mestrado.
Obteve experiência na área da gestão de projetos e comunicação na Ordem dos Farmacêuticos (2019/2020) fazendo parte da equipa organizadora do Congresso Nacional dos Farmacêuticos e no lançamento do ISBE colaborando no desenvolvimento dos materiais de Marketing/Comunicação e na gestão/organização do evento de lançamento (Setembro de 2019).

Sobre o ISBE
O Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE) é uma associação privada sem fins lucrativos.
O ISBE é um espaço de encontro, integração e partilha da Academia, de Investigadores e de outros Parceiros, dedicados ao desígnio de gerar, disseminar e operacionalizar conhecimento científico no setor da Saúde.
O ISBE visa melhorar os cuidados de saúde, preenchendo lacunas nas evidências de investigação, apoiando a tomada de decisões em todos os níveis do sistema de saúde, desenvolvendo atividades educacionais e de formação, estabelecendo redes e comunicando a ciência clínica e epidemiológica e sua aplicação na prática clínica.

A Iniciativa D-Way tem o apoio financeiro da: