Maria de Belém

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 1972, Advogada e Jurista, Maria de Belém Roseira desde cedo enveredou por uma carreira profissional no âmbito dos Assuntos Sociais.

Desempenhou inúmeros cargos ao longo de mais de três décadas, tendo a última delas sido dedicada à atividade política, como Ministra da Saúde, Ministra para a Igualdade e Deputada em várias Legislaturas. Neste âmbito foi Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, tendo desenvolvido uma intensa intervenção que passou por ser proponente de várias iniciativas importantes que marcam o progresso do País, como a Lei da Paridade e a Lei da Procriação Medicamente Assistida ou, ainda, a Lei que permite a aquisição da nacionalidade portuguesa, por naturalização, a descendentes de judeus sefarditas expulsos na sequência da instauração da Inquisição em Portugal.

Foi, ainda, Presidente da Comissão de Inquérito sobre a situação que levou à nacionalização do Banco Português de Negócios e sobre a supervisão bancária inerente; Presidente da Assembleia Mundial de Saúde da Organização Mundial de Saúde (1998-1999); e Presidente do Partido Socialista (2011-2014). 

Desenvolve uma ação intensa no domínio da responsabilidade social, como membro de órgãos de direção de várias instituições não lucrativas da área da Economia Social.

Integrou o Conselho Geral da Universidade de Coimbra e é membro da Assembleia de Representantes de várias Faculdades, bem como de vários Júris nacionais e internacionais.

Tem sido Conferencista no país e no estrangeiro, docente colaboradora de instituições universitárias, prefaciadora e co-autora de várias publicações e autora de múltiplos artigos de opinião na imprensa escrita.

Para além de variadíssimos prémios e distinções, foi-lhe atribuída pelo Presidente da República a Grã-Cruz da Ordem de Cristo em reconhecimento da sua carreira.